Dezembro/2018

II Encontro Técnico - Qual é o real valor da água na
Região Hidrográfica do Rio Dois Rios?

Fotos: AGEVAP/UD3

Auditório da FIRJAN/SENAI recebendo participantes do II Encontro Técnico
Qual é o real valor da água na Região Hidrográfica do Rio Dois Rios?

O Comitê Rio Dois Rios (CBH-R2R) realizou, em agosto de 2018, o II Encontro Técnico do CBH-R2R, no auditório da FIRJAN/SENAI, em Nova Friburgo (RJ). Como parte das atividades comemorativas pelos 10 anos do Comitê, o evento contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), que fizeram apresentações acerca da aplicação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, em especial a outorga e a cobrança pelo uso da água.

O primeiro palestrante foi o Coordenador de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da ANA, Giordano Bruno, que abordou a temática sobre valores da cobrança nas principais regiões hidrográficas do país, fazendo comparativos entre as mesmas. Através de dados subestimados, Giordano mostrou que para a renda média per capita brasileira, existe margem para que o metro cúbico da água custe por volta de R$ 0,25, defendendo ainda que, a partir de uma cobrança significativa, será possível alcançar os objetivos de estimular o uso racional dos recursos hídricos.

A palestra seguinte, ministrada pela chefe de Serviço da Coordenadoria de Governança da Águas da SEA, Márcia Chaves, e complementada pela assessora Lívia Soalheiro, foi ratificada, além de esclarecimentos sobre o processo de outorga. Encerrando o ciclo de palestras, o diretor-presidente do CBH-R2R, Vicente Bastos Ribeiro, agradeceu a todos pela participação, em especial os palestrantes, enaltecendo a presença de um representante da esfera federal, o que enobreceu o evento.

Voltar