Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

II Encontro Técnico do CBH Rio Dois Rios - Qual o real valor da água?



Neste ano de 2018, o Comitê completa 10 anos de criação. Como parte de suas atividades comemorativas o colegiado realizará, no próximo dia 29 de agosto de 2018, o seu II Encontro Técnico do CBH-R2R. A partir das 13h no auditório da FIRJAN/SENAI , localizado à Rua Pref. José Eugêncio Muller 220, Centro - Nova Friburgo.

Com o objetivo de capacitar os participantes e os membros do CBH, além de promover o debate e a discussão de temas fundamentais na gestão dos recursos hídricos, será realizado o II Encontro Técnico do CBH-R2R, com o tema: "Qual é o valor da água na bacia hidrográfica do Rio Dois Rios?" Onde aspectos relacionados com o “valor” da água, no seu sentido mais amplo, serão debatidos. Ou seja, valores econômicos, ecológicos, culturais, filosóficos, social, dentre outros.

Para isso, representantes da ANA e da SEA/Inea estarão presentas para abordar a aplicação dos instrumentos de cobrança e outorga nos níveis federal e estadual, com o fim de colaborar com o CBH Rio Dois Rios na avaliação do valor financeiro a cobrar pelo uso da água considerando a realidade de sua bacia hidrográfica.

O CBH-R2R espera promover uma base de discussão e capacitação para deliberar no futuro sobre questões relativas ao tema, bem como que as discussões deste encontro desdobrem na reflexão e ação também dos pares deste colegiado dentro do Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos, a fim de promover a sua sustentabilidade.

Estarão presentes como palestrantes o Coordenador de Sustentabilidade Financeira e Cobrança da Agencia Nacional de Águas ANA/Brasília e a Chefe de Serviço da Coordenadoria de Governança da Águas da Secretaria Estadual do Ambiente SEA/INEA.

Segue abaixo a programação do evento:

HORÁRIO

ATIVIDADE PREVISTA

13:00 as 13:30

Credenciamento

13:30 as 14:00

Abertura do evento

Sr. VICENTE BASTOS RIBEIRO Diretor Presidente do CBH-R2R e demais Diretores

14:00 as 15:00

Apresentação ANA

Palestrante: Sr. GIORDANO BRUNO BOMTEMPO DE CARVALHO Coordenador de Sustentabilidade Financeira e Cobrança
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA/BRASÍLIA

15:00 as 16:00

Apresentação SEA/INEA

Palestrante: Sra. MARCIA CHAVES Chefe de Serviço na Coordenadoria de Governança das Águas SECRETARIA ESTADUAL DO AMBIENTE - SEA/INEA

16:00 as 17:00

Mesa redonda

Qual é o valor da água na bacia do Rio Dois Rios? Participantes: Diretores do CBH-R2R e Palestrantes (Espaço para análises dos debatedores e de perguntas dos participantes)


Após 17:00

Considerações finais e Encerramento



Mais informações sobre o evento

Outras Noticias

Mais Notícias »