Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê Rio Dois Rios e Prefeitura de Nova Friburgo somam forças para a melhoria das águas da região



A 4ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica Permanente Institucional e Legal (CTPIL) do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R) contou com a presença de membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo. O encontro aconteceu na última terça-feira, dia 15, no auditório da Superintendência Rio Dois Rios do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A reunião teve como foco principal trocar informações e experiências em relação aos projetos ambientais a fim de desenvolver melhorias contínuas na região.

O município de Nova Friburgo está em fase de revisão do seu Plano Diretor que é, segundo o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), "o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana". O plano deve ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi convidada a trabalhar com o Comitê para levantar as informações das áreas de interesse de recursos hídricos fundamentais no território municipal e de toda a bacia hidrográfica. O geógrafo da Secretaria, Douglas Figueira, destacou a dependência do município com relação às águas de seu território e enfatizou que a gestão deste recurso natural tem que ser eficiente e responsável. Os membros da CTPIL, junto à equipe técnica da delegatária, à Prefeitura de Nova Friburgo e à concessionária Águas de Nova Friburgo, então concordaram em realizar encontros técnicos periódicos para o levantamento das informações hidrográficas da região.

Na reunião, foi apresentado ainda o projeto "Diagnóstico e Intervenção na RH-VII" pela especialista em recursos hídricos da Agência de Bacia - AGEVAP, Natalia Ribeiro, onde foram enfatizadas as Áreas de Interesse para Proteção e Recuperação de Mananciais – AIPM. Por fim, houve um rico debate sobre a importância da segurança hídrica ser observada no Plano Diretor do município de Nova Friburgo.

Outras Noticias

Mais Notícias »