Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Prefeito de Trajano de Moraes visita sede do Comitê Rio Dois Rios



O prefeito do município de Trajano de Moraes, Rodrigo Freire Viana, junto à sua esposa Juliana Pais, além das técnicas Rita de Almeida e Renata Hayzer que estão envolvidas nos projetos de monitoramento ambiental do município, visitaram no último dia 24 a sede do Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R), localizada em Nova Friburgo. O objetivo da visita foi compreender com a ajuda da Diretora do Comitê, Alessandra Assunção, o quanto é importante o fórum de discussão e gestão de recursos hídricos em toda área de atuação do Comitê. Além das oportunidades financeiras, o CBH-R2R promove uma nova concepção de gestão, onde as decisões e os conflitos sobre a água não devem ser realizados com base nas divisões político-administrativas e sim no aspecto da bacia hidrográfica.

O município de Trajano de Moraes já possui implantado por lei seu Plano Municipal de Saneamento Básico, o que foi decisivo para que conseguisse, junto à Fundação Nacional da Saúde - FUNASA, os projetos executivos de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) para o centro da cidade e outros distritos. Como alguns destes projetos executivos de SES já foram entregues a outros municípios como Macuco, Cordeiro e Santa Maria Madalena, surgiu uma grande possibilidade de atuação conjunta do CBH-R2R com a Prefeitura de Trajano de Moraes para buscar patrocínio de recursos financeiros para seus projetos. Foi abordado também que o Comitê realize uma ação através de um edital de chamamento público para os municípios da região hidrográfica. O edital teria o objetivo de implantar sistemas de esgotamento sanitário alternativos nos pequenos aglomerados urbanos, demandados pelos respectivos municípios.

O encontro foi finalizado com a informação de que o premiado projeto de monitoramento participativo, realizado na microbacia do Rio Macabu, está sendo replicado em outra microbacia do município, a do Ribeirão dos Passos, que faz parte da área de atuação do Comitê Rio Dois Rios.

Outras Noticias

Mais Notícias »