Dezembro/2018

“O Caminho das águas - do Caledônia a Atafona”

Fotos: AGEVAP/UD3

Sala de cinema com o público da estreia do documentário.

Em 2018, o Dia Mundial da Água foi marcado pelo lançamento do vídeo documentário “O Caminho das águas – do Caledônia a Atafona”, uma co-produção do Comitê Rio Dois Rios (CBH-R2R) e Luau TV, que conta a história da bacia que corta a região.

Segundo os idealizadores do documentário, a obra se inicia no alto do Caledônia, onde está a nascente do rio Grande, acompanhando seu curso até encontrar o rio Paraíba do Sul e desaguar no mar, em Atafona, no município de São João da Barra, litoral norte do estado do Rio de Janeiro. O vídeo traz ao público informações do funcionamento do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, destacando a importância dos comitês de bacia, como importante ator no cenário das políticas que visem melhorar a qualidade e quantidade da água na região hidrográfica. O documentário contou ainda com a participação do pesquisador suíço Daniel Jacquerioz, especialista em populações migratórias, que acompanhou a equipe em uma das expedições.

Além do caráter informativo acerca da bacia hidrográfica e o sistema de gestão, o vídeo aborda a relação do homem com os recursos hídricos, destacando sua importância na agricultura, pecuária, indústria, geração de energia e, principalmente, para a sobrevivência humana, retratando aspectos ambientais, econômicos, sociais e demográficos da região. O documentário registrou ainda diversos monumentos históricos e belezas naturais da região.

Voltar