Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Realizado o III Encontro Técnico do CBH R2R em parceria com a SUPRID/INEA



Nesta última quinta-feira (06/06/2019) foi realizado o III Encontro Técnico sobre Gestão de Resíduos Sólidos e o II Encontro Técnico da SUPRID/INEA. O evento ocorreu no auditório do Firjan/SENAI-Centro-Nova Friburgo-RJ. Estiveram presentes 54 pessoas representando diversos atores locais, dentre eles: INEA, Secretários de Meio Ambiente de diversos municípios da Região, Técnicos municipais e estaduais da pasta de meio ambiente, CREA, Embrapa, EBMA, Firjan, IPRJ/UERJ, Estácio de Sá – curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, dentre outros. O evento teve início com a abertura da Superintendente Regional do INEA, Sr.a Alessandra Assunção, e o Membro do CBH-R2R, Sr. Vicente Bastos Ribeiro.

Ao longo da manhã foram realizadas duas apresentações, na primeira, a professora Ana Cristina Fontes Moreira da Lasqpol – IPRJ/UERJ apresentou importantes aspectos sobre o gerenciamento de resíduos sólidos e também apresentou suas linhas de pesquisa onde seu objetivo é conseguir o reaproveitamento de resíduos das confecções de Nova Friburgo, na incorporação de outros materiais.

Em seguida as técnicas da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, Sra. Fernanda Peralta e Sra. Érica Spínola fizeram uma explanação esclarecedora com relação aos mecanismos relacionados com a gestão de resíduos sólidos que pontuam no ICMS-Verde. A palestra foi muito importante para a região, principalmente para os gestores municipais.

Na tarde, ocorreu a apresentação da SUPRID/INEA, ministrada pelo seu Coordenador Técnico Sr. Leonardo Ivan Debossan, que explicou a estrutura e atuação da SUPRID em Nova Friburgo. Também foi apresentada as atividades rotineiras da superintendência como o licenciamento, fiscalização, outorga, dentre outras. Também foram apresentadas as parcerias institucionais já estabelecidas e sinalizou que o órgão está com uma política de estabelecimento de parcerias diversas que visem a construção de uma agenda positiva na região. Além disso o Coordenador Técnico também relembrou que o INEA está modernizando seus procedimentos e que atualmente todos os processos são iniciados de forma digital.

A palestra seguinte foi ministrada pelo Sr. Alan Marqui da EBMA, cuja a apresentação teve como tema principal a operacionalização do aterro sanitário de Nova Friburgo. Além dos aspectos operacionais, o Sr. Alan também mostrou todo o histórico do atual aterro, desde sua construção até o momento atual de sua operação.

Finalizando o evento o Gestor Ambiental Sr. Ramon Porto (Agevap-UD3) realizou uma demonstração de como montar uma composteira doméstica utilizando baldes descartáveis. Onde os participantes demonstraram grande interesse na prática da compostagem e puderam comprovar que é uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar, até mesmo em apartamentos.

O evento foi considerado um sucesso pelo CBH-R2R, pois foi possível fazer um importante exercício com os atores locais sobre a importância da gestão dos resíduos sólidos em nossa sociedade. Os debates foram ricos e construtivos, e ficou muito evidente que o problema da gestão de resíduos sólidos deve ser enfrentado em nossa região. E que para isso há a necessidade de uma evolução da visão que temos sobre o tema. Ao invés de olhar os resíduos como sério problema, deve-se vê-lo como uma grande oportunidade para a região. Oportunidade econômica, social, cultural e ambiental!

Outras Noticias

Mais Notícias »