Português BR Deutsch English Espanhol
Sistema de Informações da RH VII - GeoPortal R2R

O CBH-R2R, através de sua secretaria executiva, a AGEVAP, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), com vistas a consolidar e informações  técnicas  e  geoespaciais, ampliando os conhecimentos sobre a região hidrográfica em que o Comitê atua. Para tal, foi prevista a criação de um portal - o GeoPortal R2R - onde estão sendo disponibilizadas inúmeras informações. Esta é uma das ações do Projeto Diagnóstico e Intervenção (Resolução CBH-R2R N° 066/2020), que propõe a identificação e caracterização de áreas prioritárias para proteção e recuperação de mananciais, bem como o incentivo a boas práticas agrícolas e socioambientais.

O levantamento e a consolidação de uma base de dados e informações configuram-se etapa importante do projeto, com vistas a subsidiar o diagnóstico das áreas prioritárias e, consequentemente, criar as estratégias adequadas de atuação e apoiar a definição das ações de intervenção. O Comitê entendeu a importância de desenvolver essa etapa do Projeto Diagnóstico e Intervenção em articulação com o INEA, valendo-se da parceria e expertise da Gerência de Gestão do Território e Informações Geoespaciais (GERGET).

Espera-se que tal iniciativa possa contribuir para a gestão ambiental e dos recursos hídricos da região, visto que os municípios e demais instituições que atuam na RH VII, terão acesso a dados técnicos, por meio do GeoPortal, o que irá ajudá-los em seus processos de tomada de decisão como, por exemplo, no âmbito do licenciamento e fiscalização.

Os dados disponibilizados no GeoPortal poderão servir, ainda, de fonte de dados para estudos acadêmicos e pesquisas, visto que reúne informações técnicas, estudos realizados na região, trabalhos científicos, entre outras informações relevantes sobre toda a região do Rio Dois Rios.

As informações disponibilizadas no GeoPortal podem ser baixadas, sendo possível sobrepor camadas de informações, elaborar mapas, entre outras funcionalidades. Cabe ressaltar que, o Sistema de Informações da RH – VII, atualmente em desenvolvimento, possui interoperabilidade com os sistemas do INEA e do CEIVAP, além de possuir uma base de dados comum para diversas camadas de informações.

Clique aqui para acessar o GeoPortal do Rio Dois Rios.

Sistema de Informações do CEIVAP – SIGA
Em 2015, houve a implementação do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – SIGA CEIVAP. O sistema tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão, através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilite a criação e atualização de dados sobre a Bacia do Rio Paraíba do Sul e, também, possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

O sistema permite a descentralização da obtenção e produção de dados, garante à sociedade o acesso às informações e, principalmente, possibilita a coordenação unificada da bacia hidrográfica.

Clique aqui para acessar o SIGA CEIVAP.