Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Diálogos sobre gestão das águas fluminenses marcam o ECOB 2019



A integração entre entidades que compõem os sistemas nacional e estadual de gerenciamento de recursos hídricos foi um dos resultados positivos do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB). Realizado entre os dias 10 e 12 de junho, em Teresópolis, na região hidrográfica de atuação do Comitê Piabanha, a sétima edição do evento contou com a participação de quase 300 pessoas entre especialistas, estudantes, pesquisadores, membros de comitês e representantes de órgãos governamentais dos setores ambiental e agropecuário.

Promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) e pela Prefeitura de Teresópolis, o evento teve como tema "Rios fluminenses: o que temos e o que queremos", que abordou o enquadramento dos corpos hídricos, um instrumento de planejamento que visa garantir que a qualidade da água seja compatível com a sua demanda. O objetivo foi a troca de experiências sobre este instrumento de gestão, o diagnóstico da implementação no país, entraves e desafios para sua implantação e estratégias de monitoramento.

Com programação gratuita, o VII ECOB contou com mesas de debates, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras, feira de artesanato e visitas técnicas a áreas ambientais e empresas locais que investem em medidas sustentáveis, como o consumo responsável, o tratamento e a reutilização da água e o consumo consciente de energia.

Na mesa de encerramento, já no dia 12, representantes dos nove Comitês fluminenses tiveram a oportunidade de debater o tema central de forma conjunta, além de apresentar projetos em desenvolvimento em suas regiões hidrográficas para alcançar o “rio que queremos”. Também no último dia, os participantes contribuíram com a construção da "Carta de Teresópolis", documento que definiu os encaminhamentos de ações para o ano que vem.

A próxima edição do ECOB em 2020 vai acontecer em Penedo, no município de Itatiaia (Região Médio Paraíba), em data ainda a ser confirmada.

Outras Noticias

Mais Notícias »