Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Macuco é o primeiro município a receber projeto de Esgotamento Sanitário do Comitê Rio Dois Rios



Representantes do Comitê de Bacia Rio Dois Rios (CBH-R2R) estiveram em Macuco no último dia 19 para entregar à prefeitura o projeto para implantação no município de um Sistema de Esgotamento Sanitário. O objetivo é contribuir para a universalização do acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto. Em 2015, os municípios da área de abrangência do CBH-R2R (Região Hidrográfica VII) foram hierarquizados pelo Comitê para receber estudos e projetos para seu sistema de esgotamento sanitário, financiados com a cobrança pelo uso da água.

O prefeito Bruno Boaretto destacou que Macuco se candidatou para receber o projeto pois sua execução permitirá melhorias significativas nos serviços prestados à população. "Investir em Saneamento é investir não apenas em meio ambiente, mas em saúde pública. Por isso a gente se inscreveu e procurou cumprir bem cada etapa do processo seletivo, para dar o primeiro passo e buscar o que é melhor para nossa cidade", destacou o prefeito.

Alessandra Assunção, superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e representante do Comitê Rio Dois Rios, explicou que o desenvolvimento do projeto viabiliza a expansão do município. "Esgotamento Sanitário faz parte da infraestrutura urbana básica. Investir em serviços de esgotamento representa um ganho para a saúde pública e para a qualidade de vida da população", explicou Alessandra.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de Macuco, Firmo Daflon, a implantação do projeto é apenas o começo do processo de melhoria dos serviços de tratamento de esgoto. "Atualmente há apenas uma Estação de Tratamento no município que atende apenas um bairro. Com este projeto em mãos, conseguiremos pleitear recursos para a obra junto ao governo federal e fazer com que cem por cento do esgoto do município seja tratado", ressaltou o secretário.

A hierarquização dos municípios, decorrente das inscrições nos Editais CBH – R2R nº 01/2013, nº 01/2014 e nº 01/2015, foi aprovada pela Resolução CBH – Rio Dois Rios nº 045 de 03 de dezembro de 2015. Macuco ficou em primeiro lugar, seguido de Cordeiro e Santa Maria Madalena, que serão os próximos a receberem seus projetos. O investimento total do Comitê nesta ação, com a finalização dos contratos, será de R$ 616.352,87. Os projetos incluem rede de coleta, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto.

Outras Noticias

Mais Notícias »