Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê Rio Dois Rios e Inea assinam acordo para a criação de um GeoPortal



31-07-2020

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R), através de sua secretaria executiva, a AGEVAP, assinou recentemente um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O acordo visa principalmente consolidar as informações técnicas e geoespaciais, ampliando os conhecimentos sobre a região hidrográfica em que o Comitê atua. Esta é uma das ações do Projeto Diagnóstico e Intervenção, e prevê ainda a criação do GeoPortal onde serão disponibilizadas inúmeras informações, sendo um dos principais resultados deste acordo.

O Comitê entendeu a importância de desenvolver essa etapa do Projeto Diagnóstico e Intervenção em articulação com o INEA, valendo-se da parceria e expertise da Gerência de Gestão do Território e Informações Geoespaciais (GEGET).

O Projeto Diagnóstico e Intervenção vem sendo desenvolvido pelo CBH-R2R em sua área de atuação, realizando o diagnóstico das áreas de importância para a preservação de mananciais dentro da região hidrográfica de atuação do Comitê, a RH VII, e a partir deste diagnóstico são propostas ações de intervenção, que proporcionem a melhoria da qualidade e quantidade de água.

Para realização da etapa de diagnóstico, prevista no projeto, são utilizados dados técnicos e científicos oficiais, destacando-se aqueles produzidos pelo Estado do Rio de Janeiro, com destaque para o Atlas Mananciais de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro, documento produzido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Atlas tem como objetivo caracterizar as principais áreas de contribuição de mananciais onde tenham captação de água para abastecimento humano e municípios. O Atlas Mananciais, portanto, serviu de base para a definição das áreas prioritárias para a atuação do projeto Diagnóstico e Intervenção.

O Acordo de Cooperação Técnica recentemente assinado serviu de base para o lançamento de um edital para a contratação temporária de um profissional que atenderá ao Comitê em caráter temporário, para execução serviços técnicos especializados em geoprocessamento. O próximo passo é aguardar a finalização do processo seletivo que está previsto para o início de setembro. O profissional, portanto, terá um ano para executar todo o plano de trabalho que está previsto no Acordo de Cooperação Técnica.

A iniciativa irá também contribuir para a gestão ambiental e dos recursos hídricos da região, visto que os municípios e demais instituições que atuam na região, terão acesso a dados técnicos, por meio do Geo Portal, o que irá ajudá-los em seus processos de tomada de decisão, como por exemplo no âmbito do licenciamento e fiscalização.

Os dados a serem disponibilizados no GeoPortal poderão servir como fonte de dados para estudos acadêmicos e pesquisas, visto que pretende reunir informações técnicas, estudos realizados na região, trabalhos científicos, entre outras informações relevantes sobre toda a região do Rio Dois Rios.

Outras Noticias

Mais Notícias »