Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

CBH-R2R é convidado a participar de projeto sobre desenvolvimento urbano sustentável



No dia 19 de fevereiro aconteceu o lançamento do Projeto "Cidade Presente - Riograndina Resiliente", que é resultado de uma proposta da prefeitura municipal de Nova Friburgo que foi submetida a um edital de chamamento Público do Governo Federal. O projeto ficou, então, entre as seis propostas selecionadas para segunda fase do edital.

O Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R) foi convidado pela Secretaria Municipal de Nova Friburgo a participar das discussões e desenvolvimento do projeto e compareceu ao evento representado pelo seu diretor-presidente Ocimar Teixeira.

No evento, além das representações municipais e do CBH-R2R também estavam os representantes do Ministério das Cidades, e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). No dia 19 de manhã, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), houve o lançamento com diversas autoridades. E à tarde foi realizada uma visita técnica em campo no distrito de Riograndina. No dia seguinte, houve uma oficina com representantes de diversas instituições com o objetivo de desenvolver o plano de trabalho do projeto. Nesta oficina o diretor-presidente do CBH-R2R contribuiu apresentando algumas possibilidades de atuação comitê em sinergia com o projeto em questão.

O projeto tem seu escopo baseado no desenvolvimento urbano sustentável em escala de "bairro", com foco nas pessoas e na construção de um plano de ações estruturais e estruturantes. Tais ações são voltadas à prevenção e preparação comunitária, em localidades suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente movimentos de massa e inundações. Devido à sua característica de ser um projeto multisetorial, o CBH-R2R entende que poderá contribuir com ações relacionadas direta e indiretamente com o rio Grande que passa pelo bairro. Além de fortalecer as relações técnicas com setores do município de Nova Friburgo, em especial a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil. O Projeto é financiado com recursos do Ministério Alemão da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).

Outras Noticias

Mais Notícias »