Português BR Deutsch English Espanhol
Noticias

Comitê Rio Dois Rios realizará evento para apresentar resultados de monitoramento dos rios da região



No mês de comemoração do dia mundial da água, o Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH R2R) realizará no próximo dia 30, um encontro científico para apresentar os resultados obtidos no monitoramento da água realizado em alguns rios do município de Nova Friburgo. O evento será a partir das 14h30, no Auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), localizado na Avenida Alberto Braune, n°111 - Centro de Nova Friburgo, com previsão de 2h30 de duração.

A programação do encontro técnico prevê, além da apresentação dos resultados encontrados no monitoramento, a entrega dos certificados de conclusão do curso aos técnicos que concluíram a capacitação e espaço para o debate e discussão sobre os dados que serão apresentados.

O monitoramento da água dos rios foi realizado durante o curso de capacitação de profissionais técnicos da região, para serem multiplicadores do projeto AGente das Águas - projeto executado pela Fiocruz em parceria com o CBH-R2R. O projeto consiste em capacitar os cidadãos e alunos a realizarem análises biológica de qualidade da água.

Sua metodologia envolve a identificação de invertebrados aquáticos presentes nos rios para inferir a qualidade da água (Biomonitoramento). Além dessa análise biológica os alunos também são capacitados para a realização de análises Fisico Química (Kits), Microbiológica (Kits) e ambiental (Visual). Os participantes do curso naturalmente passam a se apropriar dos cursos hídrico próximos de sua moradia, e acabam sendo os grandes guardiões, podendo monitorá-los a qualquer momento, principalmente se perceberem algo de anormal ocorrendo.

Encontro Técnico – Programação:

14:00 às 14:10 - Abertura - Ocimar Teixeira (CBH-R2R) / Clélia Chistina Mello Silva Almeida da Costa (LAPSA/Fiocruz)

14:10 às 14:30 - Apresentação: Tatiana Figueiredo de Oliveira (LAPSA/Fiocruz) - Projeto Agente das Águas na região hidrográfica do Rio Dois Rios

14:30 às 15:00 - Apresentação: Lia Amorim Chaves Fernandes (LAPSA/Fiocruz) - Resultados obtidos no monitoramento do Projeto Agente das Águas na região hidrográfica do Rio Dois Rios

15:00 às 15:40 - DEBATE

15:40 às 16:00 - Entrega dos Certificados aos formados no curso dos multiplicadores do Projeto Agente das águas.

16:00 às 16:30 Encerramento - Ocimar Teixeira (CBH-R2R) / Clélia Chistina Mello Silva Almeida da Costa (LAPSA/Fiocruz)

Outras Noticias

Mais Notícias »